Lubrificação Centralizada
A lubrificação centralizada, também conhecida como lubrificação automática ou sistema de lubrificação automática, é um método de aplicação de lubrificante em pontos específicos de uma máquina industrial, equipamento ou sistema mecânico de maneira regular e controlada. O principal objetivo da lubrificação centralizada é manter as partes móveis lubrificadas de forma eficaz, reduzindo o desgaste, minimizando o atrito e prolongando a vida útil do equipamento.
O sistema de lubrificação centralizada é composto por uma série de componentes que trabalham em conjunto para entregar lubrificante nos pontos de interesse. Os principais componentes incluem:
Bomba de Lubrificação: A bomba é responsável por fornecer o lubrificante, como óleo ou graxa, a partir de um reservatório central para os pontos de lubrificação em todo o sistema.
Distribuidores: Os distribuidores dividem e direcionam o fluxo de lubrificante para os diferentes pontos de lubrificação. Eles podem ter múltiplas saídas para atender a vários pontos.
Tubulações e Mangueiras: Esses componentes transportam o lubrificante dos distribuidores para os pontos de lubrificação. Geralmente, são projetados para suportar a pressão e os tipos de lubrificantes utilizados.
Dispositivos de Controle: Podem ser controladores eletrônicos, temporizadores ou sensores que determinam quando e com que frequência a lubrificação deve ser aplicada. Isso ajuda a ajustar o processo conforme as necessidades operacionais.
Pontos de Lubrificação: São os locais específicos onde o lubrificante é aplicado, como rolamentos, engrenagens e outras partes móveis que requerem lubrificação para operar adequadamente.
BENEFÍCIOS ADICIONAIS:
– Proporciona lubrificação ideal.
– Aumento de produção c/ redução de custos.
– Economia de mão-de-obra.
– Prolonga a vida útil da máquina & peças.
– Amortiza o investimento a curto prazo.
– Menor número de paralisações, programadas ou não.
– Menor exposição aos riscos de acidentes.
– Economia em até 80% em lubrificantes.
O SISTEMA CENTRALIZADO DIVIDE-SE EM 5 GRUPOS:
Sistema resistivo.
Sistema Linha simples.
Sistema Linha múltipla.
Sistema Linha progressiva.
Sistema Linha dupla.
SISTEMA RESISTIVO:
Os sistemas tipo Resistivos (Orifícios) podem ser empregados em máquinas de pequeno e médio porte que necessitam de uma lubrificação a óleo dosada e frequente. Sua principal característica é seu baixo custo para aquisição.
Este sistema opera somente com óleo com viscosidades variando entre 32 e 220 cSt – 40°C na sua grande maioria. Sua faixa de pressão de trabalho varia entre 2 e 15 Bar (kgf/cm²). As dosagens não são exatas, onde poderão sofrer pequenas variações conforme viscosidade, vazão e pressão (oscilação entre 0,03 cm³/min a 15,36 cm³/min, conforme vazão nominal).
Uma bomba de acionamento manual ou elétrico (monofásica, pois para esta opção só existe bomba motorizada monofásica) envia óleo de maneira intermitente com pressão por meio de uma distribuição composta por dosadores proporcionais com vazões pré-determinadas, que liberam uma quantidade de lubrificante para cada ponto da máquina.
Existe a opção nesta linha para lubrificação contínua, onde as bombas aplicadas são motorizadas e especiais.
SISTEMA LINHA SIMPLES:
Ideal para máquinas de pequeno e médio porte, é um método seguro e eficiente para aplicação intermitente (perda total) de óleo ou graxa fluída (depende do fabricante). Utiliza bombas de acionamento manual, pneumático ou motorizado. Em sistemas automáticos, um controlador (CLP, CNC ou próprio) comanda e monitora os ciclos de lubrificação. A principal característica do sistema tipo Linha Simples está nos seus dosadores que são volumétricos (volume exato por ciclo) e a cada acionamento (da bomba) enviam uma quantidade precisa de lubrificante que pode ser óleo ou graxa fluída (conforme fabricante).
Conforme fora dito acima, este sistema opera com óleos 50 a 1000 cSt – 40°C ou graxa fluídas NLGI 00-000 (para alguns fabricantes). A faixa de pressão de trabalho para este sistema é de 15 a 40 bar (kgf/cm²) para grande parte dos fabricantes, isto é, fabricantes do lado ocidental do planeta. Os fabricantes orientais, em sua grande maioria, operam somente com óleos e com pressões mais baixas, de 8 a 20 bar, assim como suas bombas (manuais e/ou elétricas).
FUNCIONAMENTO:
Com a bomba acionada, o lubrificante pressuriza a linha principal. O acionamento dos distribuidores/dosadores é feito pelo próprio lubrificante, injetando-o com volume pré-determinado nos respectivos pontos a serem lubrificados. É indicado a instalação de um pressostato regulado em 10% acima da pressão mínima de funcionamento dos dosadores para garantir o funcionamento correto. Desta forma, é possível detectar possíveis vazamentos e/ou bomba com desgaste. No momento em que o pressostato é acionado, a linha principal é aliviada (ou despressurizada) após pelo menos 15 segundos, através do desligamento da bomba. Os pistões retornam à posição inicial, o distribuidor é recarregado e fica pronto para o próximo ciclo.
SISTEMA LINHA MÚLTIPLA:
Compreende os lubrificadores de saídas múltiplas (várias saídas para bomba), projetados para lubrificar com óleo ou graxa, máquinas e equipamentos diversos. Cada lubrificador é formado por reservatório, mecanismos para o acionamento e regulagem individual de um número variável de pequenas bombas. As peças móveis são internas e permanentemente lubrificadas pelo próprio lubrificante do reservatório. Vários tipos de acionamentos (manual, elétrico ou mecânico) permitem sua aplicação em qualquer tipo de máquina nova ou já em uso.
Podem ser utilizados juntamente com distribuidores progressivos e seus acessórios. Seu ponto fraco é prazo de entrega e custo mais elevado.
Este sistema opera com óleos 50 a 1000 cSt – 40°C ou graxa até NLGI 2. A faixa de pressão de trabalho para este sistema é de 70 a 600 bar (kgf/cm²), variando conforme o equipamento.
FUNCIONAMENTO: Com a bomba acionada, o lubrificante pressuriza a linha principal. Esta pressurização poderá ser ponto a ponto, isto é, uma pequena bomba de pistão individual para cada ponto, com regulagem independente de vazão, enviará óleo ou graxa na quantidade desejada diretamente ao ponto. Conforme o n.º de saídas (de1 saída a 24 saídas) e/ou tipo de controle, poderá ser utilizado distribuidores progressivos, pois estas bombas de múltiplas saídas tem excelente durabilidade, porém não oferecem nenhuma garantia eletrônica do seu funcionamento correto. Estas, associadas aos distribuidores progressivos, poderão oferecer durabilidade e garantia na lubrificação.
SISTEMA LINHA PROGRESSIVA:
Extremamente versátil e de uso universal, lubrifica com óleo ou graxa qualquer tipo de máquina, ou equipamento. Pode ser utilizado em projetos de perda total (intermitente) ou circulatórios (contínuos), com bombas de acionamento manual, mecânico, pneumático, hidráulico ou motorizado. Sistema com maior número de acessórios para rigorosos controles, programam e monitoram os ciclos de lubrificação nos sistemas automáticos.
Este sistema opera com óleos 50 a 1000 cSt – 40°C ou até com graxa NLGI 2. A faixa de pressão de trabalho para este sistema é de 15 a 300 bar (kgf/cm²) para grande parte dos fabricantes, isto é, fabricantes do lado ocidental do planeta. Existem alguns modelos que operam em pressões de até 500 Bar. Os fabricantes orientais, em sua grande maioria, operam com pressões mais baixas, de 5 a 150 bar, assim como suas bombas (manuais e/ou elétricas).
FUNCIONAMENTO: Com a bomba acionada, o lubrificante pressuriza o distribuidor mestre (principal), ao qual envia lubrificante para os distribuidores secundários. Os distribuidores secundários se encarregam de enviar lubrificante pré-determinado aos respectivos pontos de maneira proporcional (intermitente e/ou contínua). No momento em que o distribuidor mestre alimenta todos os secundários, será emitido um sinal elétrico ao painel indicando que o sistema completou um ciclo. Conforme a programação, este deverá enviar “n” sinais (ciclos) ao painel até completar o ciclo da lubrificação da maneira programada. Qualquer falha por obstrução/bloqueio (de qualquer ponto) e/ou problema com a bomba, o sistema acusará, deixando de completar os ciclos. Conforme a programação do painel, será indicado falha na lubrificação.
SISTEMA LINHA DUPLA:
Projetado para operação intermitente com óleo ou graxa, fornecendo quantidades dosadas de lubrificante nas frequências desejadas. O sistema consiste sempre em bomba, inversor, distribuidores e pressostatos.
A interligação do inversor com os distribuidores é feita por duas linhas que operam alternadamente. Bombas manuais, pneumáticas e motorizadas, controladores e outros acessórios podem ser escolhidos para atender as exigências de cada instalação. Sua aplicação foi projetada para equipamentos de grande porte (usinas de açúcar, siderúrgicas, etc.).
Este sistema opera com óleos 50 a 1000 cSt – 40°C ou até com graxa NLGI 2. A faixa de pressão de trabalho para este sistema é de 12 a 210 bar (kgf/cm²) para seus distribuidores. As bombas empregadas neste sistema podem operar em até 400 Bar, no entanto, acabam limitando-se a 210 Bar para não danificaram os distribuidores.
SISTEMA CIRCULATÓRIO:
São empregados em mancais hidrodinâmicos, redutores, engrenamentos e outros tipos de equipamentos que necessitam um fluxo contínuo de óleo. Além de lubrificar, o sistema também auxilia a dissipação de calor. No sistema merterflo o óleo é filtrado e bombeado aos pontos de consumo com vazão, pressão e temperatura (dependendo da aplicação) controlada.
As unidades são projetadas para cada aplicação específica.
São aplicadas em máquinas de pequeno, médio e grande porte (misturadores de borracha, prensas, calandras, redutores, etc.).